A Leega, uma consultoria brasileira de tecnologia, anunciou que concluiu a migração do ambiente de dados do Grupo Ri Happy para a Google Cloud Platform (GCP). O projeto, que durou sete meses e exigiu mais de 9.900 horas de trabalho, modernizou a arquitetura de dados da maior rede de brinquedos do Brasil.
A principal mudança foi a transição do Data Warehouse da Oracle Cloud (OCI) para o BigQuery, o que resultou em ganhos significativos de performance, escalabilidade, capacidade de processamento e redução de custos. A nova arquitetura também fortalece a governança e a segurança dos dados, permitindo que os dashboards em Power BI consumam informações mais rapidamente, agilizando as tomadas de decisão.
Durante o projeto, a Leega migrou cerca de 5 TB de dados e 2.489 artefatos. Além disso, a empresa modernizou aproximadamente 200 processos, que agora operam nativamente no BigQuery. A conclusão da migração também abre caminho para futuras inovações, como o uso de machine learning e inteligência artificial generativa, graças à integração nativa da plataforma Google Cloud.